SCANNER DE ULTRA-SOM

Galeria de Fotos

SCANNER DE ULTRA-SOM


Equipamento de inspeção manual baseado em tecnologia de ultra-som multi-canais.


A PUC-Rio e a Petrobras tem nos últimos anos buscado a excelência na área de Ensaios Não Destrutivos, desenvolvendo e aprimorando soluções práticas e inovadoras. Esta parceria criou uma ferramenta de ultra-som de 64 canais capaz de inspecionar externamente dutos on-shore e off-shore, detectando corrosão por perda de espessura e material remanescente.

A ferramenta consiste em uma eletrônica embarcada, acondicionada em um vaso hermeticamente fechado e interligada por cabos coaxiais a um scanner com 64 transdutores de ultra-som.

Originalmente desenvolvido para funcionar como um PIG de ultra-som, isto é, inspecionando dutos de aço pelo lado de dentro, o sistema foi adaptado mecanicamente para operar como um scanner externo.

Esta adaptação não implica no entanto em nenhuma limitação operacional, uma vez que o equipamento é capaz de medir perdas de espessura nas duas superfícies do metal independente do lado em que é usado.

A montagem mecânica do scanner determina o diâmetro do duto que será inspecionado, possibilitando também a operação em superfícies planas. É necessário apenas, que a superfície a ser inspecionada esteja limpa e livre de revestimento para permitir a correta medição de espessura.

Os sinais ultra-sônicos são transmitidos e recebidos através dos mesmos transdutores, sendo o comprimento da coluna de água (distância entre o transdutor e o metal) e a espessura do aço medidos através do tempo de propagação dos ecos resultantes das reflexões nas interfaces.

A eletrônica tem capacidade de processar até 512 canais de ultra-som, com taxa de repetição de até 500 medidas por segundo por canal.

A energia do equipamento é fornecida através de um cabo umbilical de 150 metros por onde são enviados também os dados das medidas de ultra-som. Isso permite um acompanhamento em tempo real da operação em um computador localizado na superfície.

O scanner de ultra-som CENPES/CETUC foi utilizado na inspeção do casing da bomba de incêndio de uma plataforma de petróleo. O casing é um duto de 30” que recolhe água do mar em caso de incêndio. Por estar permanentemente exposto a um ambiente de água salgada ele deve ser inspecionado para verificar ocorrência de corrosão.

Nesta operação, o mergulhador primeiro delimita a região a ser inspecionada com intervalos de 400mm (comprimento do scanner), em seguida posiciona o scanner em um ponto pré-definido e inicia a varredura em sentido circular, orientado por um técnico responsável na superfície.

Além desta, já foram realizadas inspeções em uma linha de gás submarina de 26” em Natal (RN) e em dutos de equalização de gás em Guamaré (RN).

Vantagens do equipamento:
- Possibilita a inspeção em linhas em operação sem comprometer a produção;
- Alta resolução na medida de espessura;
- Visualização gráfica em tempo real;
- Sistema de multi-canais permitindo uma grande quantidade de informações em uma única varredura.






® PUC-Rio, 2008 - Todos os direitos reservados.

CPTI-Logo PUC-Logo