PIGS ESPECIAIS

Galeria de Fotos

PIGS ESPECIAIS


Desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam a inspeção em segmentos da malha dutoviária com condições que inviabilizam a utilização de PIGs convencionais.


A importância da inspeção regular da malha dutoviária é reconhecida por toda a indústria do petróleo como forma de proteger os ativos e prevenir acidentes que poderiam causar elevados custos econômicos e ambientais.

Os PIGs instrumentados são ferramentas de inspeção lançadas no próprio duto de óleo ou gás para encontrar possíveis defeitos, falhas ou simplesmente fazer uma caracterização da linha.

Por utilizar o duto como meio de transporte da ferramenta, o impacto de uma operação de PIG no processo de produção é mínimo e as informações obtidas são extremamente valiosas para o operador.

A equipe do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção (CPTI/CETUC) tem um histórico de doze anos de parceria com o CENPES/PETROBRAS desenvolvendo soluções sob demanda de inspeção e ensaios não destrutivos (END) in situ, tais comos PIGs instrumentados.

O sucesso desta parceria é comprovado pela produção acadêmica de alta qualidade, pela transferência de tecnologia para a indústria, além da realização de inspeções nas principais unidades de negócios da PETROBRAS em dutos tidos anteriormente como “não pigáveis”, isto é, para os quais não havia nenhuma alternativa no mercado mundial.

O CPTI/CETUC já desenvolveu PIGs magnéticos (MFL), PIGs geométricos, PIGs de perfilagem térmica, pressão e vibração, PIGs de Ultra-Som e PIGs de Infravermelho.

Do ponto de vista da PETROBRAS os resultados se medem pelo retorno tecnológico e financeiro tanto pelo pagamento de royalties como, e principalmente, pela formação de fornecedores de produtos e serviços de alta tecnologia que reduziram os custos de produção e manutenção da empresa.

O objetivo deste projeto é avançar na pesquisa de novas técnicas de inspeção aplicadas ao desenvolvimento de PIGs especiais.

As particularidades da malha dutoviária instalada no Brasil, tais como dutos em águas profundas com paredes muito espessas, variações de diâmetro ao longo da linha, lançadores de PIG extremamente curtos, entre outras, mais do que justificam o investimento em PIGs com características específicas que não existem no mercado, PIGs especiais.

Também é um objetivo do projeto o fortalecimento da base tecnológica do Centro, mesmo que a sua aplicação na construção ou operação de novos PIGs não seja imediata.

A tecnologia necessária para projetar uma ferramenta complexa como um PIG de inspeção é multi-disciplinar, envolvendo áreas como física, engenharia mecânica, automação, controle, eletrônica e computação.

Somente com o domínio do estado da arte da tecnologia em todas estas áreas será possível atender a demanda de inspeção de dutos do Brasil, garantindo um índice de total nacionalização deste conhecimento.






® PUC-Rio, 2008 - Todos os direitos reservados.

CPTI-Logo PUC-Logo